Baratas
Descrição
As baratas podem medir mais de 50 mm de comprimento, sendo que as espécies tropicais tendem a ser maiores do que as encontradas em outros climas mais frios. As baratas têm seis pernas, duas antenas e algumas têm asas. No entanto, as aladas não voam propriamente, elas podem planar de onde estão para um ponto mais baixo – e nem todas o fazem.
Hábitos
Algumas espécies invadem construções humanas (empresariais ou habitacionais) e aí são consideradas pragas. Outras, no meio ambiente, são benéficas pois são importantes para a reciclagem de matéria orgânica em decomposição.
As baratas podem ser portadoras de muitos organismos causadores de doenças devido aos locais que vivem (esgotos, lixeiras, etc) e do que se alimentam – praticamente de tudo.
Em ambientes humanos, são comummente encontradas perto de depósitos de lixo, nas cozinhas ou wc’s. Cozinhas industriais e restaurantes são dos locais que com mais frequência podem enfrentar problemas com infestação de baratas.
As baratas podem deixar um odor desagradável e também produzir sons.
Defesa
- Os métodos de controlo de pragas mais eficazes e rápidos são os realizados por profissionais treinados e especializados. Existem várias técnicas e ferramentas que podem ser empregues ou recomendadas por esses profissionais para que possa livrar-se das baratas.
- A parceria entre o profissional de controlo de pragas e o proprietário da instalação infestada é uma das estratégias utilizadas para reduzir os atrativos das baratas (taças de comida para animais de estimação, ralos, lava-louças, latas de lixo, etc. devem ser mantidas limpas e armazenadas adequadamente.
- Outra questão importante é determinar a origem ou o ponto de acesso das baratas.
Algumas espécies, como a germânica, são transportadas involuntariamente para dentro de portas. Inspecione itens como móveis usados ou eletrodomésticos antes de os levar para o interior de qualquer instalação.
- Baratas vindas do exterior podem entrar nos imóveis por debaixo das portas ou janelas abertas.
O profissional de controlo de pragas, e os responsáveis pelas instalações devem colaborar no sentido de eliminar os pontos de acesso.
- Poderão ser usadas armadilhas, como placas de cola, nas áreas onde as baratas podem transitar ou se esconder. Outra ferramenta pode ser a aplicação (adequada) de produtos como iscos e inseticidas residuais em frestas/fendas, locais de abrigo e no exterior. A metodologia mais adequada bem como o tempo necessário para a erradicação varia de acordo com o local, situação encontrada e espécie identificada.
Para assistência e mais esclarecimentos deverá contactar um profissional Orkin.