Os mosquitos pertencem ao mesmo grupo que as moscas, Ordem Diptera (insectos com apenas um par de asas). Geralmente têm pernas longas e finas e uma cabeça com um probóscide proeminente. Os corpos e as asas dos mosquitos geralmente são normalmente são cobertos por pequenas escamas. O tamanho dos adultos varia entre 3 e 9 mm.
Os mosquitos são mais conhecidos pelos hábitos das fêmeas adultas, que geralmente se alimentam de sangue para ajudar a gerar os ovos. O lado menos conhecido é que os mosquitos adultos, machos e fêmeas, também se alimentam de néctar das flores.
Os ovos são depositados em água parada, de preferência estagnada.
As larvas alimentam-se duma variedade de materiais, embora a maioria consuma partículas de matéria orgânica e pequenos organismos aquáticos. No entanto, algumas espécies são predadoras e alimentam-se de larvas de outros mosquitos.
Os mosquitos adultos são mais ativos a partir do anoitecer até o amanhecer, mas podem se tornar ativos em dias nublados ou em locais escuros e/ou sombreados. São menos ativos sob o sol, pois podem desidratar e morrer.
O controlo de mosquitos é um esforço integrado que envolve a redução/eliminação de criadouros e o uso de produtos químicos, quando necessário.
Como os mosquitos se desenvolvem na água, a eliminação desses pontos com condições favoráveis à sua reprodução é o objetivo principal do controlo. Embora a redução de criadouros seja a abordagem mais eficaz a longo prazo, o plano de controlo de mosquitos pode exigir o uso de produtos químicos para reduzir as populações adultas.
Uma inspeção detalhada das instalações e a identificação da espécie de mosquito, feita pelo profissional de gestão de pragas, é o ponto de partida para o plano de controlo.
Para assistência e mais esclarecimentos deverá contactar um profissional Orkin.